28 fevereiro 2006

Projecto para novo traçado do IC2

Foi recentemente anunciado pelo IEP - Direcção de Estradas do Distrito de Leiria que iriam ser iniciados estudos para a criação de um novo trajecto do IC2 (antiga Nacional 1), entre o extremo mais a norte do distrito de Leiria e o extremo mais a sul. Como é sabido, este trajecto encontra-se num grande número de km’s em péssimo estado de conservação, com um trajecto muito propício à existência de acidentes e atropelamentos, atravessando localidades bastante povoadas, sendo também uma das estradas mais movimentadas do país.
Esta estrada não atravessa nenhum dos nossos concelhos, mas acaba por afectar muitos residentes da zona do pinhal, pois é uma via bastante utilizada para quem se deseja deslocar até Leiria, Marinha Grande, Lisboa, entre outras. Assim sendo, julgo que esta é uma boa notícia para todos nós. Pena é que este estudo não contemple os restantes distritos abrangidos por esta estrada, entre os quais o de Coimbra. Não consigo compreender porque é que para uma mesma estrada nacional que atravessa distritos diferentes têm de existir direcções de estradas de distritos diferentes que planeiam os seus projectos em timings diferentes. Não teria mais lógica pensar-se numa estrada como um todo e não como só na parte que atravessa um distrito?! Vejam o caso do IC8, a parte do distrito de Leiria foi recentemente alvo de obras de remodelação, enquanto que a parte do distrito de Castelo Branco, que por sinal se encontrava em muito pior estado de conservação, nada foi feito! Penso abordar, brevemente, este tema mais detalhadamente.
Bom Carnaval.

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma boa noticia

Anónimo disse...

Ic2 é a estrada da vergonha. aquilo não é uma ic, é uma estrada camarária com designaÇÃO DE IC.

Anónimo disse...

fique sabendo que a pior parte do IC8 fica no distrito de Leiria, e o IC8 no distrito de Castelo Branco pode não ser todo bom, mas é melhor do que o trajecto Ansião Pombal por esta via.

jonnyfodilhão disse...

As obras no IC2 em Leiria só servem os interesses dos grandes,é uma vergonha o que andam a fazer,vão ser as obras intermináveis,que daqui a muitos e largos anos vão abrir noticiários a dizer,finalmente passados xxxx anos acabou o martírio das pessoas que diariamente tinham que utilizar esta via, IC2 Leiria uma vergonha...