11 maio 2006

Haverá futuro para a zona do pinhal?

Com o intuito de saber como olham os “pinhalenses” para futuro da região onde estão inseridos, colocámos aos utilizadores do blog a seguinte questão: Qual acha ser o caminho que a zona do pinhal interior deve seguir para prosperar? Os resultados obtidos são animadores: turismo: 30%, industria: 11%, energias renováveis: 46%, sem futuro: 14%, ou seja, 86% dos utilizadores que responderam ao inquérito olham para a zona do pinhal como uma zona que pode progredir. De destacar também as duas principais escolhas dos utilizadores, energias renováveis e turismo (as duas com76% dos votos), parece que finalmente já se perspectiva o turismo como um motor de desenvolvimento da nossa região, devem no entanto ser criadas condições, físicas e humanas, essenciais para o seu crescimento e reconhecimento público, não devendo contudo cair na tentação de criar projectos megalómanos que levam autarquias à quase banca roca e a comprometerem o seu futuro e o futuro da sua população, é um risco muito grande a correr (leia-se em autarquias: Castanheira de Pêra). No sector das energias renováveis podemos e devemos explorar a biomassa, tema já abordado neste blog (leia o artigo: Distrito de Leiria fora do projecto das centrais de biomassa, clique aqui), e a energia eólica, que apesar de criar menos postos de trabalho directos que a biomassa, é um sector que pode dar algum fulgor financeiro as nossas autarquias. O sector da indústria não recolhe mais de 11% das opções dos nossos utilizadores, já está mais que demonstrado que para alem da pequena industria a nossa região não possui infra-estruturas nem condições físicas para a implementação de grandes unidades fabris, os tempos mudaram e nós devemos reconhecer e seguir os seus caprichos e exigências.

4 comentários:

Anónimo disse...

POr exemplo aqui em pedrógão deviam aproveitar-se mais os recursos endógenos,dar menos TACHOS aos xulos de fora da terra,fazerem menos festa á custa do erário público e investir menos máquinas municipais para fazerem trabalho particular ao fim de semana!Comerem menos almoços e jantares á custa dos favores do betão e alcatrão!Dps também não deviam tar a mandar e controlar tudo como é o caso do pres. e do vice!E a encher-se de .......!!!????Ass:Ex:Autarca da freguesia!

Anónimo disse...

alertaconstrutiva e ex. autarca da freguesia falam bem. Andam-se a criar politicos neste blog. Força ai minha gente.

Anónimo disse...

Aqui só há futuro em copos e festarolas. Não há quem bem nos sirva. Malditos este politicos

Anónimo disse...

de momento não resido na zona do pinhal, mas vejo muito futuro na zona que me viu nascer e que me acolhe bastantes vezes. Turismo, vejo neste um óptimo motor de desenvolvimento, concordo com o alertaconstrutiva. Vê-se que sabe do que fala.