13 novembro 2007

Chegam-nos mail's

Transcrevemos de seguida o mail que nos foi enviado pela Casa de Cultura e Recreio de Vila Facaia (Pedrógão Grande).


Caros Amigos,
a Casa de Cultura e Recreio de Vila Facaia (Pedrógão Grande) tem agendado para os próximos dias 24 e 25 de Novembro de 2007 um Festival de Tunas e Folclore. Este festival tem dois objectivos distintos, mas amplamente conciliáveis. Ao inserirmos este festival no dia da Feira Anual de Santa Catarina, tentamos aproveitar a enorme massa humana que nesse fim-de-semana visita o nosso Concelho, dando assim a oportunidade de dar a conhecer a todos os que nos visitam um pouco mais dos costumes e tradições da nossa região. Contudo não somos insensíveis aos problemas sociais que afectam a nossa região, e o abandono escolar (antes do 9º ano de escolaridade) é certamente um dos mais angustiantes, não só a nível regional (a rondar os 50%) como a nível nacional (40% face aos 15% UE a 25)

"As políticas de combate ao abandono escolar não estão a funcionar. Em 2006, Portugal não só não conseguiu reduzir essa estatística (...) a percentagem de jovens que saíram precocemente da escola e cujo nível de estudos não ultrapassa o 9º ano de escolaridade subiu de 38,6%, em 2005, para 39,2% em 2006, contra os 15.1% da UE a 25"Fonte: Diário de Noticias

Assim, ao promovermos este evento estamos também a divulgar um pouco da cultura académica junto dos jovens da nossa região (pinhal interior norte). Tentamos assim dar-lhes a conhecer todo o espírito e magia que envolve a cultura académica. Pensamos que é com iniciativas como esta que possamos dar os pequenos passos que necessitamos para conseguir travar de uma vez por todas a alarmante taxa de abandono escolar que nos atormenta. Estes estímulos apesar de pequenos são bastante pertinentes, não estivéssemos nós inseridos numa das zonas com a mais alta taxa de abandono escolar do país.
P.S.: Agradecemos que façam boa comunicação deste mail.

Atentamente

(envie também os seus mail's para: tertuliadopinhal@gmail.com)

Sem comentários: