02 abril 2008

Figueiró dos Vinhos - C.M. pede apoio M. Cultura para recuperar Igreja Matriz

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos reclamou hoje ao ministro da Cultura apoios para recuperar a Igreja Matriz da vila, cuja talha dourada quinhentista necessita de uma intervenção.
Segundo Álvaro Gonçalves, vice-presidente da autarquia e vereador da Cultura, o projecto prevê o gasto de uma verba de 200 mil euros, distribuída pela recuperação da talha dourada do altar e arranjos do imóvel, com nova iluminação e reparação das paredes.
“Já apresentámos a candidatura e estamos à espera de dinheiro do Quadro Comunitário de Apoio” que já findou, explicou Álvaro Gonçalves.
Caso essa verba, que deveria vir de fundos não gastos pelo Estado Português, não seja aprovada, a autarquia compromete-se a fazer uma nova candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), até porque se trata de um “monumento nacional de grande importância para a região”.
Em resposta a este pedido, o ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, não se quis comprometer com este caso concreto mas salientou que a “recuperação de todo o património é um objectivo central” da tutela.
“Queremos recuperar o património para ser vivificado” e “envolver a população local nisso”, disse.
Na sua opinião, os “monumentos nacionais devem ser utilizados como instrumentos” para cativar outros investimentos, nomeadamente na área do turismo.
"As actividades culturais podem ter um papel muito relevante na dinamização das comunidades locais”, acrescentou Pinto Ribeiro.
Esta igreja quinhentista é dedicada a S. João Baptista e tem como aspectos mais emblemáticos um portal renascentista em talha dourada, uma torre sineira com um varandim e um painel de azulejos sobre a vida daquele santo.

(por: Região de Leiria)

2 comentários:

Anónimo disse...

continua a falta de participação

Anónimo disse...

tambem acho... mas as pessoas de hoje emn dia sao muito ocupadas