01 junho 2010

14 Municípios pretendem criar empresa para gestão de rede de abastecimento de águas em baixa.

Catorze câmaras municipais, Ansião, Arganil, Batalha, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Leiria, Lousã, Miranda do Corvo, Ourém, Penacova, Penela, Porto de Mós e Vila Nova de Poiares e a empresa Águas de Portugal estão a equacionar a criação de uma empresa para gerir as redes de abastecimento de água e saneamento básico em baixa da Região Centro.
A decisão de avançar com esta solução foi tomada em anteriores reuniões e discutida recentemente em Leiria, em mais uma sessão de trabalho, que contou com a presença de representantes das autarquias que irão integrar a nova empresa. Os municípios detém 49 por cento do capital social e os outros 51 serão afectos à AdP.
Segundo Raul Castro, presidente da Câmara de Leiria, a criação de uma empresa multi-municipal é uma “forma de fazer uma gestão mais eficaz” dos sistemas de saneamento básico e de abastecimento de água aos municípios que dela farão parte.
Caso a empresa não avance, a solução alternativa poderá passar pela fusão das empresas Águas do Mondego e a Simlis, esta última responsável pela exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Saneamento do Lis, por um prazo de 30 anos, para a resolução dos problemas de poluição da bacia do rio Lis e a revalorização ambiental .

Sem comentários: