31 outubro 2010

Maria Cavaco Silva visita CERCICAPER em Castanheira de Pêra

Maria Cavaco Silva deslocou-se à CERCICAPER (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados) de Castanheira de Pêra onde passou toda a manhã de Quinta-Feira passada (dia 28).
Durante a sua visita, a primeira-dama visitou o Centro de Actividades Ocupacionais e o Centro de Acolhimento Temporário Augusto Henriques, duas valências da instituição. Maria Cavaco Silva mostrou-se muito sensibilizada com a causa da instituição querendo conhecer em pormenor todas as suas actividades. A primeira-dama aproveitou a ocasião para interagir com os utentes da cooperativa, a visita culminou com um almoço-convívio no refeitório da instituição.
Ao Jornal de Leiria, Maria Cavaco Silva referiu que estando "numa zona do interior e muito despovoada, naturalmente arrasta consigo vários problemas", pelo que instituições como a Cercicaper "são muito necessárias".  Contudo, destacou o facto de, pela "atenção dada pelas técnicas e responsáveis, pela qualidade das instalações", verifica que "a situação é muito melhor do que aquela que é vivida por instituições congéneres dos grandes centros", onde "existem muitas dificuldades e muitos problemas". "Aqui não há nada disso, e isso é muito consolador", disse, destacando a importância que dá ao visitar instituições nos mais diversos pontos do País, "até para ver que há outro país para além de Lisboa, um país real".

A Instituição
A CERCICAPER está sedeada em Castanheira de Pêra e abrange os concelhos de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, servindo 115 utentes.

Sem comentários: