26 outubro 2010

Ministério Público acusa Carlos Lopes, vereador do PS de Figueiró dos Vinhos, de 23 crimes, dos quais 19 são de corrupção passiva.

Segundo o Jornal Diário de Notícias de hoje, o vereador pelo partido socialista na Câmara Múnicipal de Figueiró dos Vinhpos, Carlos Lopes, também ex-deputado do PS pelo círculo de Leiria, foi acusado pelo Ministério Público de 23 crimes, dos quais 19 são de corrupção passiva. Em causa está uma investigação à campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2005 no concelho de Figueiró dos Vinhos. O antigo deputado é acusado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) de ter invocado aquela qualidade de forma a angariar dinheiro para a campanha eleitoral junto de construtores civis.
Na investigação levada a cabo pela Unidade Nacional Contra a Corrupção da Polícia Judiciária (UNCC) foi apreendida a Carlos Lopes uma lista, escrita em papel timbrado da Assembleia da República, que discriminava os "doadores" e os "não doadores" para a campanha. Isto num esquema, segundo o Ministério Público, de pagamentos "por fora".
De acordo com informações recolhidas pelo DN, o Ministério Público acusa Carlos Lopes - que era dirigente local do PS - de se ter aproveitado do facto de ser deputado para, nos contactos com os construtores civis a quem pediria dinheiro, aludir futuras obras públicas e concursos que iriam ser abertos, como forma de aliciar os empreiteiros.
A investigação apurou ainda que, no final da campanha, os arguidos aperceberam-se de que as contas não batiam certo.
O PS perdeu a autarquia e nos últimos dias de mandato do socialista Fernando Manata, os arguidos terão levado a cabo um esquema que levou a que fosse a autarquia a pagar algumas despesas partidárias. Terá sido assim com despesas de tipografia e com a contratação de um grupo musical. Esta despesa, segundo a acusação, entrou nas contas da Câmara de Figueiró dos Vinho na rubrica "Festas do Concelho".
Contactado pelo DN, o ex-deputado Carlos Lopes, actualmente chefe de gabinete do governador civil de Leira, rejeitou "por inteiro" a acusação do Ministério Público. "Em 2005, não tinha qualquer responsabilidade que me permitisse prometer obras em troca de favores", justificou ainda o Carlos Lopes, manifestando-se "completamente tranquilo e sereno" com a situação. "Quando fui ouvido na Polícia Judiciária, garantiram-me que não havia nenhuma suspeita de que eu tivesse obtido qualquer vantagem pessoal e isso convém sublinhar", declarou, ontem, ao DN o ex-deputado.

(por: Diario de Noticias)

8 comentários:

Anónimo disse...

É os politicos que temos.

Anónimo disse...

Força Carlos

flavio-ps disse...

devia era estar despojado do governo civil ´

Anónimo disse...

Ora aí está o nível de inteligência e cultura dos anónimos que contra o Dr. Carlos Lopes falam: o 1º, no dia 27/10 às 13:15 (uma pequena correcção ortográfica - "são" os politicos que temos....., o 2º nos dia 02/11 às 13:53 - o que é isso de "despojado"????
loooooool
Realmente nem falar sabem. mas criticar.......

flavio-ps disse...

este é o espelho do paìs politiqueiro que temos!!
como podemosa acreditar nestes politicos!!
A segui a assessor do governo civil, vai para o BPN

JORGE MIGUEL disse...

TÚ É QUE SABES O QUE ESCREVES EMPLASTRO

Anónimo disse...

Nós Portugueses somos pequeninos mas conseguimos manter-nos ao lado dos outros no sistema de corrupção. Imaginem se fossemos grandes!!

Jhkjyhkyk disse...

vão ver as contas bancárias publicadas na revista