31 dezembro 2010

Feliz 2011

A equipa do Tertúlia do Pinhal deseja a todos os seus leitores um excelente 2011.
Boas entradas.


27 dezembro 2010

Proença-a-Nova recebe fundo de 770 mil euros para apoiar novas empresas

O concelho de Proença-a-Nova vai receber um fundo de investimento no valor de 770 mil euros para apoiar negócios inovadores no interior do país.
O fundo pertence à PNV Capital SGPS, sedeada num edifício cedido pela Câmara de Proença-a-Nova, e é uma iniciativa de quatro business angels, ou seja, investidores em capital de risco para apoio a empresas em fase de arranque.
Proença-a-Nova é um concelho "com potenciais investimentos" e houve interesse por parte da câmara, sendo por isso escolhido para acolher a sociedade, explicou Paulo Carpinteiro, um dos administradores do fundo. De acordo com aquele responsável, serão privilegiadas as fileiras agro-alimentar e do ambiente e, de uma forma geral, projectos com potencial exportador. "Temos uma estratégia de investimento e procuramos inovação, que pode não ser no produto, mas no modelo de negócio", explicou o responsável.
A intervenção do fundo de investimento faz-se através da participação temporária, durante alguns anos, no capital da empresa, assim como pelo envolvimento activo no desenvolvimento do negócio.
Paulo Carpinteiro estima que o montante médio por participação nos novos projectos venha a rondar os 100 mil euros, até um máximo de 200 mil.
O presidente da câmara, João Paulo Catarino, aplaude o facto de "haver investidores que, não sendo do concelho, acreditam em Proença e nos projectos que estão em estudo" e sublinha que esta é "mais uma fonte de financiamento" que ajuda ao esforço de criação de emprego que a autarquia tem feito, "designadamente no Parque Empresarial.


(Por: Jornal OJE)

23 dezembro 2010

Feliz Natal

A equipa do Tertúlia do pinhal deseja-lhe um Feliz Natal.


21 dezembro 2010

Zona Industrial Intermunicipal metida na gaveta - Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos

Em Maio de 2007 os autarcas da Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos anunciavam que as obras para a construção de uma Zona Industrial Intermunicipal iam avançar a curto prazo. A localização seria junto à localidade de Barraca do Salvador, perto do nó do IC8, no limite dos concelhos de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão GrandeQuatro anos depois o projecto é colocado definitivamente na gaveta por suposta incompatibilidade com o PDM. Segundo o Autarca de Pedrógão Grande, João Marques, “perante a indefinição do processo quanto às zonas de localização empresarial, o projeto foi adiado e a candidatura foi retirada”. Na sua perspetiva, “não se compreende porque é que não se reconhece competência aos técnicos das autarquias para elaborar os documentos de ordenamento do território”.
Este era um projecto ambicioso que pretendia unir esforços entre as várias autarquias de modo a criar uma Zona Industrial comum aos três concelhos que permitisse captar mais empresas para a região.

17 dezembro 2010

Idosa de 78 anos violada na Sertã

O caso parece insólito, mas é bem real e infelizmente tende a suceder com maior frequência.
Segundo a Policia Judiaria a alegada violação terá acontecido a uma idosa de 78 anos na sertã, o alegado violador é um homem de 43 anos familiar da vitima.
O suspeito é solteiro, desempregado, alcoólico e não tem antecedentes criminais, por crimes sexuais ou por quaisquer outros. Presente a primeiro interrogatório judicial, o detido ficou em prisão preventiva, a medida de coacção mais grave.
As violações a mulheres idosas têm sido relativamente frequentes.
Os crimes contra idosos inscrevem-se nos crimes de "especial prioridade", para a Procuradoria- -Geral da República. Nessa mesma categoria estão também os crimes cometidos contra crianças, deficientes, professores e outros membros da comunidade escolar, ou contra médicos e outros profissionais da saúde.
Os crimes contra idosos têm vindo a aumentar. A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) tem alertado que a violência contra idosos tem crescido de forma significativa nos últimos anos. De 2002 até ao ano passado houve um crescimento de 20,4% no total de idosos vítimas de crime, abrangendo um universo superior a 4000 vítimas. Muitas delas estão na faixa etária acima dos 65 anos, logo, mais vulneráveis. As mulheres são as mais atingidas por crimes sobre idosos; em muitos casos, vivem sozinhas ou apenas com o cônjuge. Em 90% dos casos registados, os crimes foram praticados por pessoas do sexo masculino, com idades entre os 26 e os 55 anos, segundo os dados da APAV. 


(fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1736188&seccao=Centro)

15 dezembro 2010

Espaço Cartoon - Autarcas cantam as janeiras

Autarcas cantam as janeiras
Em tempos de crise nem os nossos autarcas escapam à austeridade do governo. Em época natalicia há que pensar em novas formas de rendimento!
Boas festas.

13 dezembro 2010

Blog Sertã Princesa da Beira - Distinguido como Site em Destque

O Tertúlia do Pinhal inicia este mês mais uma nova rubrica intitulada por Site em Destaque.
O Tertúlia do Pinhal decidiu reconhecer os melhores sites da região do pinhal atribuindo trimestralmente o titulo de “Site em Destaque” ao site que se destaque pela sua originalidade, design, actualização regular de conteúdos e acima de tudo que defenda os valores da região do pinhal.
Este é o nosso selo de garantia.


Site em Destaque para os meses de Outubro a Dezembro 2010: Sertã Princesa da Beira
Endereço web:
http://sertaprincesadabeira.blogspot.com/
Autor: Rui Lopes
Localidade: Sertã
Layout do Blog:

De seguida publicamos algumas questões que colocámos ao autor do blog Sertã Princesa da Beira, às quais muito amavelmente nos respondeu.

Tertúlia do Pinhal (TP): Qual o intuito do Blog Sertã Princesa da Beira?
Sertã Princesa da Beira (SPB): O principal objectivo do blogue é servir de fórum de reflexão/discussão sobre os acontecimentos e matérias que digam directamente respeito ao concelho da Sertã. Além disso, pretende ser também um ponto de encontro para todos os que estão directa ou indirectamente ligados a este município beirão. Outro dos objectivos é dar a conhecer um pouco das histórias, tradições, memóras, figuras ilustres, lendas e curiosidades do concelho da Sertã.


TP: Quando nasceu?
SPB: Em Julho de 2007.

TP: Quantas pessoas o gerem?
SPB: Apenas uma.

TP: A que público-alvo se destina?
SPB: A toda e qualquer pessoa que se interesse pela Sertã e que tenha gosto pelas coisas da sua 'terra'.

TP: Qual é a média de visitas mensais?
SPB: Segundo as estatísticas disponibilizadas pela Blogspot, a média de visitantes do blogue é de 5.800 visualizações/mês.

TP: Quais são as metas e expectativas que delineou para o seu Blog?
SPB: Não defini grandes metas aquando da criação do blogue. Movia-me, sobretudo, uma grande paixão pela Sertã e a ideia de criar um blogue que pudesse dar a conhecer um pouco melhor este concelho e que, ao mesmo tempo, pudesse servir para que todos aqueles que por ali passam possa deixar a sua opinião sobre o que está bem ou mal na vida do município.

TP: Já as atingiu todas? Se não, quais e porquê?
SPB: Penso que os objectivos foram atingidos, apesar de nalguns casos (sobretudo em tempo de eleições) a discussão e o debate terem ficado um pouco aquém do que desejara inicialmente.

TP: Que acções toma para cativar novos visitantes?
SPB: As acções resumem-se a trazer temas e posts novos que possam cativar a atenção dos visitantes do blogue e, de certo modo, fazer com que eles regressem. Claro está que algumas das rubricas que temos no blogue (Memórias, Ruas da Sertã, Jornais Antigos, Povoações, entre outras) também ajudam bastante.

TP: Tem algum tipo de receita publicitária?
SPB: Não.

TP: Se não. Numa zona onde o investimento publicitário é quase que inexistente, como pensa que os sites regionais poderão subsistir?
SPB: Ao longo da minha actividade profissional, tenho percebido que nestas zonas mais deprimidas do país é difícil captar investimento publicitário para este tipo de suportes. Claro está que os blogues, pelo seu cunho pessoal e cariz mais familiar, não têm como objectivo a obtenção de receitas e isso nunca foi um objectivo no que ao «Sertã: Princesa da Beira» diz respeito. Agora, se estivermos a falar de órgãos de informação regional, a conversa muda de figura. E cada vez mais, vejo com pessimismo o investimento publicitários nos jornais (em papel e on-line) e nas rádios desta região. As dificuldades são visíveis e apenas uma estratégia bem delineada e a procura de novas fontes de receita poderá salvar alguns destes meios.

TP: O que significa para o seu Blog receber o prémio de “Site do mês” recomendado pelo Tertúlia do Pinhal?
SPB: É sobretudo uma honra e um sinal de reconhecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido pelo «Sertã: Princesa da Beira». É também um prémio para os nossos visitantes que diariamante fazem com que este blogue possa chegar a mais pessoas e cumprir uma missão cívica para com o concelho.

TP: Já conhecia o Tertúlia do Pinhal?
SPB: Sim. Já o conheço há alguns anos. Costumo passar por lá com alguma regularidade.

TP: Quer deixar alguma mensagem para os nossos leitores?
SPB: A minha mensagem é muito simples: continuem a apoiar estes blogues e não desistam de lutar pelas vossas 'terras'. Eles tendem a ser, cada vez mais, o último reduto da liberdade de expressão.

12 dezembro 2010

Jovem de Figueiró dos Vinhos morre em obra na zona de Coimbra

Um jovem de 25 anos natural de Figueiró dos Vinhos faleceu ontem, sábado, soterrado numa obra na zona de Coimbra quando realizava trabalhos a cerca de quatro metros de profundidade para a passagem de uma conduta de saneamento básico.
A dona da obra, a empresa Águas de Coimbra, garante que o empreiteiro "não respeitou as normas de segurança e que a empresa não tinha autorização para trabalhar a um sábado".
Luís Barra, chefe de equipa, habitante de Santo Varão, Coimbra, e o seu colega de trabalho mais novo, Pedro, residente em Figueiró dos Vinhos, não conseguiram escapar com vida ao acidente.
O acidente terá acontecido pelo facto de uma conduta de água que passava perto do local das obras ter rebentado, provocando o aluimento de terras.

10 dezembro 2010

Carlos Lopes envia carta a Figueiroenses declarando a sua inocência

O ex-deputado e ex-candidato à Presidência da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Carlos Lopes, enviou uma carta a todos os seus munícipes, nessa carta o ex-deputado volta a afirmar a sua total inocência contra os factos pelos quais foi constituído arguido pelo DCIAP no âmbito do processo de alegada corrupção para financiamento ilegal do PS local.

De seguida publicamos a carta que o ex-candidato enviou aos seus munícipes.
Clique na imagem para ver em tamanho grande.



07 dezembro 2010

Tornado atinge concelho da Sertã

O concelho da Sertã foi durante a tarde de hoje afectado por um mini tornado que apesar do seu fraco grau de intensidade provocou vários prejuízos materiais.
O presidente de Câmara Municipal da Sertã garantiu que será dado todo o apoio às pessoas afectadas. Segundo um comunicado conjunto emitido pelos três presidentes de câmara dos concelhos afectados por este fenómeno meteorológico raro em Portugal, Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã, é fundamental que o governo dê uma “ajuda extra” aos concelhos afectados, ajuda essa que o governo se prontificou a garantir. Segundo o ministro da Administração Interna, vai ser accionado o Fundo de Emergência Municipal para apoiar as autarquias nos trabalhos que estão a ser feitos no sentido de corrigir os «danos municipais». Quanto aos danos sofridos pelas empresas, Rui Pereira garantiu que vai contactar o Ministério da Economia para o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) ajudar as empresas afectadas. Relativamente aos «danos patrimoniais de particulares, não podemos esquecer o papel dos seguros», afirmou, não garantindo assim um apoio às pessoas afectadas.
As zonas mais fustigadas pelo mini tornado foram Rola, Vilar da Carga, Vale Porco, Moinho da Rola, Palhais, Zona industrial da Sertã e Vilar da Carga, contabilizando-se danos em cerca de 30 habitações.
Na Zona Industrial da Sertã a empresa de reciclagem de óleos Resicorreia, foi uma das mais afectadas, havendo grandes prejuízos materiais a contabilizar.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, Rui Esteves “Não há danos pessoais, apenas se registam estragos consideráveis em estruturas”.
Uma boa parte do concelho da Sertã ficou sem electricidade até perto das 21h.
Um tornado consiste num turbilhão de vento, muitas vezes violento, cuja presença se manifesta por uma coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil que emerge da base de um cumulonimbo, e por um tufo constituído por poeira, areia ou detritos vários levantados do solo (também é designado por tromba terrestre).
É ainda possível identificar situações sinópticas compatíveis com a sua formação, em particular, em combinação com dados de modelos numéricos de previsão do tempo. As ocorrências de vento forte à escala local resultam, em geral, de interacções entre a escala sinóptica e sub-sinópticas, constituindo no presente objecto de investigação por parte da comunidade científica.
As condições meteorológicas que estão a afectar o continente são influenciadas por uma massa de ar quente, húmido e instável, embebida num fluxo de sudoeste, propícia à ocorrência de fenómenos adversos, como precipitação e vento fortes, facto que levou o IM a emitir avisos meteorológicos para os parâmetros de precipitação, vento e agitação marítima.

Tem fotos que registem a passagem do tornado ou os danos causados? Envie-as para tertuliadopinhal@gmail.com



06 dezembro 2010

Participe no espaço "Fotografia da Semana"

Participe no espaço “Fotografia da Semana” do Tertúlia do Pinhal, todas as semanas publicamos no nosso blog uma fotografia diferente, dando-lhe destaque na nossa página principal. 
Envie-nos as suas fotografias, os temas são variados:
- Situações que ache que devam ser denunciadas (ex: esgotos de uma casa a correr directamente para um rio, carros mal estacionados, estradas sem condições ou mal sinalizadas, uma obra que nunca mais se conclua, uma obra construida sem licença da câmara municipal, etc...);
- Paisagens da região;
- Situações Caricatas;
- Situações únicas que ache serem dignas de registo.

Participe, envie as suas fotografias para tertuliadopinhal@gmail.com, garantimos o seu anonimato.
Aproveite, este espaço é seu.