08 janeiro 2011

Ansião constrói jardim-de-infância com dinheiro de Parque eólico

Ansião volta a surpreender-nos pela positiva, desta vez com o negócio feito entre aquela autarquia e a empresa que explora o parque eólico da Videira para o adiantamento das verbas relativas às contrapartidas financeiras devidas por aquela empresa entre os anos de 2010 e 2013 de forma a conseguir fundos para a construção de um jardim-de-infância na localidade de Pousaflores.
A Eolflor, empresa responsável pela exploração do parque eólico, pagará 140 mil euros à C.M. de Ansião. Esta quantia foi calculada tendo por base o acordo firmado entre a autarquia e aquela empresa que corresponde a 2,5% do valor de faturação esperada pelo parque eólico.
O pagamento será feito em três tranches, a primeira já foi efectuada, no valor de 28 mil euros, uma segunda de cerca de 42 mil euros (que será entretanto saldada), e a última de 70 mil euros que deverá ser liquidada até 31 de Março de 2011.
No inicio de 2014 será apurada a diferença entre a quantia adiantada e o valor real do benefício ao Município, caso se verifique que existe um acerto a favor da Câmara Municipal de Ansião, este deverá ser pago em Janeiro de 2014. Caso o acerto seja favorável à Eolflor este deverá ser considerado como um crédito a ser descontado nos trimestres seguintes.
De louvar este acordo e a boa vontade das partes intervenientes, principalmente da empresa responsável pela exploração do parque e pela CM de Ansião que fez um acordo que defende os seus cidadãos.

(com: Diario de Leiria)

Sem comentários: