24 março 2011

Socrates pede demissão e precipita país para eleições antecipadas

Como se esperava a proposta de governo para aprovação do PEC4 foi rejeitada na assembleia da república por todos os partidos da oposição.

Breve análise do comportamento dos principais intervenientes


José Sócrates
A vinda do FMI para Portugal estava eminente, uma questão de semanas. Com a apresentação deste PEC4 José Sócrates conduziu de forma propositada o país para eleições antecipadas.

Passos Coelho
Não está preparado para eleições legislativas e não queria eleições legislativas nem a queda do governo, para já. Pressões internas e a jogada de Sócrates fizeram com que não pudesse tomar outra opção que não fosse o chumbo do PEC na assembleia da republica.

Cavaco Silva
Ao ser reconduzido para o seu segundo mandato presidencial mudou radicalmente o seu discurso, e as relações com o governo, que já não eram boas, azedaram de vez. Verá as eleições como o desfecho possível.

Agora vêm aí eleições legislativas, somente um ano e meio depois de Sócrates ter sido reconduzido para o seu segundo mandato, infelizmente o sistema politico português não funciona se não houver na assembleia da républica um partido com maioria absoluta que sustente o governo.

Será Sócrates o candidato do PS, em principio sim, mas… há já quem adiante que não e que António Costa poderá ser um Trunfo a jogar.
Quem pensa que vamos melhorar, desengane-se, venha quem vier governar a seguir terá de tomar medidas mais duras que as apresentadas. E quem pagará e sofrerá as consequências? Os mesmos do costume, nós, o povo.

Sem comentários: