09 maio 2011

Acordo governo/troika prevê extinção de freguesias e concelhos

O pedido de ajuda internacional que fizemos é muito semelhante aquelas reuniões humilhantes de credores à porta de uma fábrica falida de forma a encontrarem o melhor caminho para não perderem o seu investimento.
Tivemos de nos humilhar aos olhos de todo o mundo, reconhecendo que era-mos incapazes de controlar a nossa despesa pública, para finalmente fazermos algumas reformas, uma das mais importantes é sem dúvida a restruturação administrativa do nosso território, que se encontra completamente obsoleta, não datasse de 1835. É quase que mitológico falar na palavra extinção de freguesias ou concelhos, contudo a criação das mesmas tem sido uma constante no decorrer dos anos. Os mais deflatores dirão: “Jobs for the Boys”, eu digo “Lack of courage”.
A extinção/fusão de Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais está eminente. O acordo assinado entre o governo português e a famigerada Troika (trio composto por BCE, EU e FMI) prevê que a partir de Julho de 2012 o número de autarquias e freguesias, atualmente de 308 e 4.259 respetivamente, deve ser drasticamente reduzido. O target é as próximas eleições autárquicas. E se pudéssemos duvidar dos efeitos reais deste anúncio, dada a competência para a embustice dos nossos políticos, não nos esqueçamos que todas estas medidas estão a ser supervisionadas por entidades estrangeiras, e que basta uma trapalhada (normal por cá) para que a fonte do dinheiro se seque instantaneamente.
Atrevo-me a dizer que o ano de 2009 foi o último ano em que houve eleições autárquicas para os concelhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra, tudo indica que estes três concelhos serão fundidos.
Apesar de concordar com esta medida, e como mostra a sondagem recentemente feita pelo Tertúlia do Pinhal grande parte dos nossos leitores também pensa assim, há questões muito importantes que terão de ser esclarecidas. Por exemplo, como se irão juntar 3 concelhos tão díspares a nível financeiro. Um está completamente falido (castanheira de Pêra) outro para lá caminha (Figueiró dos Vinhos) e Pedrógão Grande que apresenta algum fulgor financeiro fica apreensivo. Valerá a regra do mais rico ajudar o mais pobre e faz-se esta junção há boa maneira portuguesa, ou seja, junta-se e logo se vê, ou serão tomadas em conta todas estas questões de forma a garantir uma transição pacifica e sossegada?! Sim à fusão dos concelhos, mão não a qualquer preço!
Uma preocupação para com os funcionários públicos destes concelhos, o que lhes irá acontecer? Estarão englobados nos 2% de dispensas que o acordo governo/troika prevê fazer nas organizações locais?

1 comentário:

Pedroguensedegema disse...

Ate que enfim alguem aqui se preocupa com os funcionarios da Admnistraçao Local .
E sim concordo plenamente com o assunto em discuçao pois lamentavelmente qualquer uma das camaras falidas neste momento apresenta um completo saco de JOBS FOR THE BOYS em que os mesmos nem sequer sabem o que estao a fazer ou qual a sua funçao dentro dos quadros das autarquias tendo simplesmente progredido nas carreiras profissionais de uma forma absolutamente descontrolada e contra a lei sem sequer desmpenharem as suas funçoes de um modo profissional o que tambem colaborou para a ruina das mesmas ( autarquias ) sim porque nao podemos agora atribuir as resposabilidades so aos politicos pois os funcionarios tambem tinham conhecimento que a despesa nao poderia aumenttarde uma maneira absolutamente descontrolada.
Nesse aspecto a autarquia de Pedrogao sempre teve um cuidado eneorme chegando por vezes a prejudicar os proprios funcionarios que mereciam a progressao.
MAS SERA QUE AGORA COM ESTAS MEDIDAS IRAO NOVAMENTE SER PREJUDICADOS?
SERÁ QUE TERAO PAGAR PELAS DIVIDAS E ENFARTAMENTO DOS OUTROS?
OU SERA QUE APENAS UMA VEZ NA VIDA A ADMNISTRAÇAO CENTRAL IRA VERIFICAR AONDE ESTA A COMPETENCIA E DEDICAÇAO DOS PROFISSIONAIS?
PENSO QUE SIM ESTAS DEVERIAM DE SER QUESTOES A SER COLOCADAS PELOS ACTUAIS AUTARCAS QUE DE ALGUMA FORMA VÊM OS SEUS CONCELHOS A SEREM REDUZIDOS A PO SEM TEREM CONTRIBUIDO PARA ESTE ESTADO DA ADMNISTRAÇAO LOCAL.
PEDROGUENSE DE GEMA