23 janeiro 2013

Portugal regressa hoje aos mercados


Portugal será hoje testado hoje pelos mercados internacionais. É a primeira vez, desde que pediu ajuda financeira externa, que o país volta aos mercados. São dois mil milhões de euros em obrigações a cinco anos com uma taxa que se espera que não passe os 5%.
Portugal terá de provar aos investidores que voltou a poder caminhar sozinho e que estará com boas condições financeiras quando o programa de ajustamento terminar, o que deverá acontecer em 2014.
Desde que Mario Draghi anunciou em Setembro o apelidado Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), que os mercados têm aprofundado a sua trégua ante a escalada de juros na dívida dos países do Sul e da periferia. Desde então, os juros da dívida soberana caíram em toda a linha para a Espanha, Portugal, Itália e Irlanda.

Atualização (24/01/2013):

Portugal regressou aos mercados com sucesso. Dois anos depois, o país conseguiu colocar 2,5 mil milhões de euros, em dívida a cinco anos, acima dos 2 mil milhões inicialmente previstos, tendo pago para isso uma taxa de 4,891%, anunciou esta quarta-feira o Governo, pela voz da Secretária de Estado do Tesouro. Da última vez, a 7 de fevereiro de 2011, tinha sido cobrado um juro de 6,4%. 
Segundo Maria Luís Albuquerque, no leilão de hoje a procura rasgou a barreira dos 12 mil milhões de euros.
Esta emissão de dívida sindicada - apoiada pelos bancos BES, Barclays, Deutsche Bank e Morgan Stanley - atraiu uma forte procura internacional. «Houve uma participação muito significativa de não residentes. Só os investidores estrangeiros absorveram 93% da emissão». Destes, 30% são norte-americanos.

Sem comentários: